Imagine poder adiar os sinais de envelhecimento e manter a pele sem rugas, com aparência jovem e com aquele glow natural por muito mais tempo. Parece um sonho, né? Mas com a rotina de skincare certa, é possível transformar isso em realidade.
O segredo está em apenas dois produtos que, quando usados corretamente, fazem uma diferença gigantesca no cuidado com a pele. Quer saber quais são eles e por que você não deve abrir mão deles na sua rotina?
O MinhaVida conversou com a dermatologista Bruna Vallcorba que indicou essa verdadeira revolução para o seu skincare!
Dois produtos que você deve usar para evitar o envelhecimento precoce da pele
Quem não gostaria de manter a pele jovem por mais tempo, não é mesmo? Para alcançar esse objetivo, não existe fórmula mágica, mas sim muita disciplina e os cuidados corretos no skincare. Nesse caso, temos dois produtos que se destacam como grandes aliados na rotina de cuidados com a pele: o protetor solar e o ácido retinóico.
De acordo com a dermatologista Bruna Vallcorba, incluir esses itens na sua rotina é o segredo para prevenir danos e estimular a renovação celular. Mas, claro, existem formas corretas de usá-los para garantir que sua pele fique longe do envelhecimento por bastante tempo:
1. Protetor solar
“Sem dúvida nenhuma, o protetor solar é um dos produtos mais importantes para a vida, porque ele previne o fotodano, além de evitar doenças na região, como o câncer de pele”, destaca Bruna. E aí vai um alerta importante: não adianta usar apenas em dias ensolarados! Luzes artificiais, como as do computador, celular e televisão, também emitem raios UV e prejudicam a pele.
Para facilitar, muitos protetores solares hoje vêm com cor, garantindo proteção química e mecânica, além de ativos clareadores e anti-idade associados. Ou seja, é um verdadeiro dois em um. Usar diariamente, mesmo em ambientes fechados, faz toda a diferença na luta contra o envelhecimento precoce.
Também é importante lembrar de reaplicar o produto ao longo do dia. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o protetor — independentemente do FPS — deve ser reaplicado a cada duas horas em caso de exposição solar direta, sempre que houver sudorese intensa ou após contato com a água. Já em locais fechados, a reaplicação pode ser feita a cada quatro horas.
2. Ácido retinóico (retinol)
Se o protetor solar previne, o ácido retinóico é o ingrediente principal para reverter os sinais de envelhecimento. Com seu poder de renovação celular, ele é excelente no tratamento de linhas finas e na melhora da textura da pele. Porém, como explica a dermatologista, seu uso precisa ser feito com bastante cuidado e recomendação médica:
“A dica que eu sempre gosto de deixar para os meus pacientes é: se você passa ácido sem ter a barreira de proteção da pele em equilíbrio, você está, na verdade, trazendo até mais danos para ela”, alerta Bruna Vallcorba. O segredo, então, é ter orientação médica e não deixar de usar um bom hidratante para manter a barreira de proteção da pele em dia.
Dessa forma, você evita que a pele fique ressecada com o uso do retinol e previne o efeito rebote, que pode aumentar a produção de oleosidade no rosto e, consequentemente, causar cravos e espinhas. Além disso, é fundamental caprichar no uso do protetor solar pela manhã e reforçar ao longo do dia para evitar a formação de manchas.
Viu só? Com esses dois produtos e um pouco de disciplina, é possível manter a pele bonita, saudável e jovem por muitos e muitos anos.
Fonte: minhavida
Comentar